Especulações sobre Page Rank do Google

01/08/2007

Especula-se na blogosfera sobre a nova atualização do Page Rank no Google. E estou vendo várias discussões a respeito, como no blog do colega Leo, onde acabei de ler uma discussão interessante sobre o assunto, inclusive me trazendo inspiração para especular também.

Acho eu, que Page Rank seja um assunto que interessa a todos que possuam blog ou site, mas sabe-se muito pouco (ou nada) sobre como o mesmo é calculado. Assim como os outros, eu também tenho as minhas opiniões a respeito, porém, sem pretensão de estar certo. Então, abaixo vou apresentar a minha lista de “coisas” que acho que têm peso no Page Rank do Google:

1 – Receber links de outros sites – Têm peso, mas estou chegando à conclusão de que é menos do que o que eu já pensei ser. Nada me impede de criar 5000 sites e linkar um site em todos os outros 4999. Então, como ninguém no google é burro, acho que já se atentaram a este fato. Portanto, pode ter peso, mas não muito.

2 – Dar link a outros sites – Não sei se isso pesa contra ou a favor, nem mesmo se têm peso. Prefiro não opinar a respeito, e quem quiser entrar nesta discussão, visite o blog do Leo, devidamente linkado lá em cima deste post.

3 – Conteúdo – As pessoas falam em links... links e links... e, esquecem deste fator importantíssimo: o conteúdo apresentado. Para mim, o conteúdo é fundamental no cálculo do Page Rank. Não só o conteúdo, mas as características do mesmo. Li em algum lugar (não lembro onde) que o google “gosta” de textos não muito longos, e concordo. A linguagem da internet é dinâmica, então faz sentido. Também acredito que o google leve em conta a relevância, ou seja, blogs e sites que tratam especificamente de um determinado assunto, levam vantagem sobre quem faz uma “salada de assuntos”.

4 – O tempo de existência do Site ou Blog.

5 – A freqüência com que o site ou blog é atualizado.

Quero lembrar que são apenas suposições minhas. A discussão está aberta a quem quiser opinar.

Postado por Roberto L. às 00:38  

0 comentários:

Postar um comentário